Imagine
Pense em uma lâmpada iluminando uma sala, as características dela podem ser comparadas com todas as demais ondas eletromagnéticas:
Ela emite radiação.
Essa radiação pode ser associada as ondas eletromagnéticas, aos raios de uma determinada fonte ou a emissão de partículas chamadas fótons.
Seus raios se propagam em linha reta partindo da origem, eles se espalham uniformemente pelo espaço.
Quanto mais longe da fonte mais espalhados ficam os raios, ou seja, quanto mais perto da fonte maior a concentração de raios em uma mesma área.
Quanto mais longe da fonte, menor é a intensidade da radiação (iluminação).
Alguns objetos podem não interferir na sua propagação ou refletir ou atenuar ou bloquear a radiação.
Para propagação da radiação alguns objetos são invisíveis ou barreiras que podem permitir a passagem total ou parcial da radiação
O que interfere ou não na propagação?
Dependendo do tipo da radiação eletromagnética alguns objetos podem ser considerados invisíveis ou barreiras que podem modificar a trajetória ou absorver a radiação incidente.
Para ondas de rádio AM:
Com frequências menor que 40 MHz.
Essas ondas são refletidas na ionosfera pelo seu comprometo de onda ser maior que a distância entre os íons da ionosfera.
Possibilita uma propagação maior
Para ondas de rádio FM ou TV:
Com frequências entre que 40 e 300 MHz.
Essas ondas atravessam a ionosfera, por ter um comprimento de onda menor que a distancia entre os íons presentes na ionosfera, logo passando por ela como se não existisse.
precisam de torres replicadoras de sinal em distâncias menores.
Para ondas de (rádio) Wi-Fi:
Com frequências entre que 2.4 e 6 GHz.
Os dois principais fatores que podem atrapalhar sua conexão Wi-Fí são distâncias elevadas da fonte (roteador) ou barreiras, como paredes e objetos metálicos.
Essas ondas atravessam barreiras como paredes, contudo quanto maior a frequência, maior é a quantidade de informação trafegada, mas aumenta a dificuldade de atravessar essas barreiras.
Essas ondas têm maior dificuldade em atravessar paredes grossas, com metal ou espelhos, que refletem o sinal.
Um sinal 6 GHz pode lhe dar uma conexão muito boa com à Internet, mas se a fonte de radiação Wi-Fi estiver com várias paredes entre você e a fonte, o sinal ficará instável ou fraco. Nesse caso o Wi-Fi 2.4 GHz pode ser mais veloz pois as paredes têm menor interferência.
Para ondas de (rádio) micro-ondas:
Com frequências entre que 0,3 e 300 GHz.
Essas ondas atravessam os alimentos dento do forno de micro-ondas, excitando as moléculas de água dentro deles, mas são refletidas pelo interior metálico do forno.
Essas ondas podem ser refletidas várias vezes dentro do forno, aumentando sua intensidade pelo efeito chamado ressonância.
Referência: https://www.youtube.com/@LesicsPOR
Para ondas de infravermelho:
Com frequências entre 300 GHz e 400 THz.
Essas ondas são emitidas pelos corpos que emitem calor, como o corpo humano ou fontes que calor como maquinas térmicas ou o na natureza o sol.
Tambem são usadas na transmissão de dados de curto alcance, como nos controles remotos.
Qualquer objeto opaco pode se tornar uma barreira se for botado entre o emissor e o receptor dessa radiação
Para ondas da luz visível:
Com frequências entre 430 e 750 THz.
Parte do espectro eletromagnético que os humanos conseguem ver, a luz pode possuir diferentes cores em função da sua frequência.
objetos translúcidos podem ser ultrapassados por essas ondas, já objetos sólidos podem atenuar ou bloquear completamente sua passagem dependendo do material e espessura.
Para ondas de ultravioleta:
Com frequências entre 750 THz até 3 PHz (ou 3 x 10^15 Hz).
Naturalmente geradas pelo sol, elas podem ser divididas em 3 faixas em ordem crescentes de frequência UVA, UVB e UVC.
A UVC é a mais perigosa para a vida, contudo a camada de ozônio reflete essa radiação, já a UVA e a UVB penetram na pele humana, e sua exposição prolongada pode gerar problemas para saúde, contudo, alguns protetores solares podem fazer com esses raios reflitam antes de entrarem na pele.
Referência: mundoeducacao.uol.com.br
Para ondas de raios X e Gama:
Raios X com frequências entre 3 PHz até 3 EHz (ou 3 x 10^18 Hz).
Raios Gama com frequências entre 3 EHz até 0,3 ZHz (ou 0,3 x 10^21 Hz).
Os raios X e Gama passam através dos tecidos do corpo humano, contudo, os raios X tem dificuldade em passar através de materiais densos como os ossos.
Alguns materiais podem atenuar drasticamente suas passagens.
A eficácia da diminuição da radiação que passa pelas barreiras depende da espessura delas, assim como a distância da fonte.